DLM Drenagem Linfática Manual

Drenagem Linfática Manual 72 Movimentos

Drenagem Linfática Manual 72 Movimentos

Esquema DLM Cabeça e Pescoço Facial

Grupo Submental

Os linfáticos drenam dos dois lados. No lado esquerdo, drenam diretamente para a vasculatura através da confluência venosa jugulo-subclávia ou diretamente para o ducto torácico. No lado direito, fluem diretamente para o ducto linfático. Por outro lado, a maioria das estruturas drena ipsilateralmente, exceto no caso de estruturas situadas nas linhas médias anatômicas. Incluem a nasofaringe, parede da faringe, base da língua, palato mole e laringe.

Denominado triângulo submental, drena a pele da região mental, ou queixo, o lábio médio-inferior, a porção anterior da língua oral e o assoalho da boca.

Grupo Submandibular

Drenam os linfáticos eferentes, a cavidade nasal inferior, os palatos duro e mole e as cristas alveolares superior e mandibular. também os drenam da pele e mucosa da bochecha, dos lábios superior e inferior, do assoalho da boca e da língua oral anterior.

Grupo Jugular Superior

Drena os linfáticos eferentes da face, glândula parótida e nos retrofaríngeos. Drenagem direta da cavidade nasal, de todo o eixo faríngeo, laringe, canal auditivo externo, orelha média e glândulas sublinguais e submandibulares.

 Jugular Médio

Drenam os linfonodos retrofaríngeos, pré-traqueais e laríngeos recorrentes. Recebe drenagem direta da base da língua, amígdalas, laringe, hipofaringe e glândula tireoide.

Grupo Jugular Inferior

Drenagem direta da laringe, hipofaringe e glândula tireoide.

Grupo Supraclavicular Medial

Drenam os linfáticos eferentes e parcialmente pré-traqueais e recorrentes da laringe. Recebe drenagem direta da laringe, traqueia, hipofaringe, esôfago e glândula tireoide.

Grupo Triângulo Posterior

 Drenam os linfáticos eferentes dos nós do couro cabeludo occipital, retro-auricular, occipital e parietal. Recebe drenagem direta da pele do pescoço e ombro lateral e posterior, nasofaringe, orofaringe e glândula tireoide.

Grupo Supraclavicular Lateral

Drenam os linfáticos eferentes.

Grupo Compartimento Anterior

Drenam os tegumentos da face inferior e do pescoço anterior

Grupo Parótida

Drenam os linfáticos eferentes da pele frontal e temporal, pálpebras, conjuntivas, aurículas, meato acústico externo, tímpano, cavidades nasais, raiz do nariz, nasofaringe e trompa de Eustáquio.

 Grupo bucofacial

Drenam os vasos eferentes do nariz, pálpebras e bochecha.

Grupo posterior do crânio 

Drenam os vasos eferentes da superfície auricular posterior, do canal auditivo externo e do couro cabeludo adjacente.

Grupo occipitais

Drenam os vasos eferentes do couro cabeludo posterior.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *